terça-feira, 14 de julho de 2009

Zezé indica os livros: A Arqueologia do Saber e Isto não é um Cachimbo - Michel Foucault



[...] A arqueologia do saber constitui o eixo das problematizações foucauldianas, aquele por onde passam, em filigrana, todos os fios das sucessivas etapas de um pensamento que se procura a si próprio, reactivando objectos de análise e reformulando posturas analíticas." In nota de Apresentação de António Fernando Cascais



Contemplando a obra de René Magritte, Foucault desenvolve uma reflexão sobre questões fundamentais dentro das artes plásticas: a similitude e a representação, a relação entre texto e desenho, o signo verbal e a representação visual. Importante contribuição para o estudo da arte, sua história e seus elementos.

Disponível a versão integral dos livros mencionados neste tópico, clicar na imagem para fazer download

Visita virtual a Pinacoteca de São Paulo


Sediada em São Paulo, Brasil, é um dos mais importantes museus de arte do país, a Pinacoteca do Estado reúne em seu acervo mais de seis mil obras, entre pinturas, esculturas, colagens, desenhos, tapeçarias, porcelanas e louças. A coleção abrange, majoritariamente, a história da pintura brasileira entre os séculos XIX e XX
Nest link é possivel fazer uma visita virtual a Pinacoteca

Zezé indica: Mostra Anual de Arte Urbana 2009 (Lisboa)


Painel de Nuno Reis

Mostra Anual de Arte Urbana 2009, um dos projectos programados pela Galeria de Arte Urbana, organizada pelo Departamento de Património Cultural da Câmara de Lisboa, em conjunto com o gabinete de apoio ao Presidente da Câmara, com a DRGUP (Departamento de Reabilitação e Gestão das Unidades de Projecto) e DMAU/DEP (Direcção Municipal Ambiente Urbano/Divisão Estudos e Projectos).
O objectivo desta mostra é incentivar a criatividade dos artistas de Street Art e disponibilizar espaços próprios para as suas criações em detrimento do uso indevido e aleatório do espaço público.
A Mostra está dividida em duas fases: Junho/Julho e Setembro/Outubro com a criação de trabalhos em painéis colocados na Calçada da Glória e no Largo da Oliveirinha
O repto foi lançado a todas as pessoas ou grupos de criadores, tendo o Júri escolhido 14 projectos, sete dos quais realizados na semana passada. A inauguração está marcada para esta sexta-feira, dia 10 de Julho, às 18 horas e contará com a presença do Presidente da Câmara, António Costa.
A Galeria de Arte Urbana foi criada pela Câmara Municipal de Lisboa e enquadra-se no Plano de Intervenção no Bairro Alto. No seguimento da acção de limpeza das fachadas de algumas ruas do Bairro Alto, a Câmara de Lisboa disponibilizou um espaço dedicado ao universo da street art, graffiti e arte urbana para evitar as intervenções vandálicas das paredes e espaço público do Bairro.
Para mais informações consultem o blog da Galeria de Arte Urbana (link em baixo) onde poderão obter mais informações: normas, convocatória, divulgação dos resultados, alinhamento das propostas nos painéis da Galeria, maquetas e sinopses dos trabalhos seleccionados.
http://gau-lisboa.blogspot.com/

Zezé indica: Exposição Henri Fantin-Latour na Gulbenkian



De 26/06/2009 a 06/09/2009
Das 10h00 às 18h00
De Terça a Domingo
Galeria de Exposições da Sede

Primeiro em Lisboa, depois em Madrid, esta exposição, organizada em parceria com o Museu Thyssen Bornemisza, apresenta cerca de 60 pinturas e alguns desenhos preparatórios agrupados em várias secções distintas.
Seguindo a cronologia de produção do autor, são mostrados: auto-retratos, cópias executadas pelo pintor no Louvre, retratos intimistas, naturezas-mortas da sua fase de juventude, estudos e leituras, retratos de artistas e escritores seus contemporâneos, bouquets de rosas e flores diversas, temas associados à música, retratos austeros e retratos familiares, temas simbolistas e, finalmente, naturezas-mortas da fase de maturidade.
Comissário: Vincent Pomarède (Museu do Louvre)
Entrada: 4€
Legenda:A Leitura1870
Museu Calouste Gulbenkian

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Zezé indica o livro: Mitologias - Roland Barthes



Disponivel em PDF, clicar na imagem

Zezé indica o livro: Sobre a Televisão - Pierre Bourdieu



Em “Sobre a televisão” Pierre Bourdieu faz uma crítica aos jornalistas (especialmente televisivos), estabelecendo um paralelo entre o telejornalismo e a política. Descreve os diferentes mecanismos que compõem a televisão e que expõem a uma grande influência as diferentes esferas da produção cultural, e, até mesmo, a política e a democracia. Suas críticas se fundamentam nas análises que faz da televisão na sua busca incessante pela mais ampla audiência e nas concessões que ela faz, diariamente, a uma visão estreita e manipuladora.
“Sobre a televisão” é um livro recomendável, importante e inteligente, pois revela-nos a importância de se conhecer as limitações, censuras e imposições de um campo jornalístico que é dominante em relação às produções culturais e que interferem diretamente na vida de milhões de pessoas. Passa ao leitor uma mensagem esclarecedora, de luta contra o índice de audiência, que não é nada mais senão a sanção do mercado, da economia, isto é, puramente comercial.

Disponivel a versão integral em PDF. clicar na imagem

terça-feira, 7 de julho de 2009

Ana Mae Barbosa - Palestra Educação e Tecnologias Contemporâneas

Educação e Tecnologias Contemporâneas, realizado em 12/07/2007, na Universidade de Brasília


Ana Mae Barbosa é a principal referência no Brasil para o ensino da Arte nas escolas, tendo sido a primeira brasileira com doutoramento em Arte-educação, defendido em 1977, na Universidade de Boston.
Ela fala sobre a Proposta Triangular, Ana Mae implementou o ensino da arte utilizando uma abordagem com tríplice ação: o ‘fazer’ artístico; o ‘ver’, com a leitura da obra de arte; e o ‘contextualizar’, com o estudo da informação histórica. Fala também sobre os processos mentais de aprendizagem, como pensam os grandes educadores do mundo e formação de professores.

Palestra disponivel em:

http://video.google.com/videoplay?docid=-5339681304430862994